7 de janeiro de 2016

O Mateus já tem leucemia há 558737278273738 anos

ATENÇÃO: Se vier parar aqui por se questionar se a história do Mateus é verdade, por favor, NÃO CONTRIBUA MONETARIAMENTE. Isto é uma fraude que já existe há alguns anos, pelo que percebo através de comentários deixados neste post. Os papéis são amarelos e têm a fotografia de uma criança. (atualização a 04/08/2018)


Estou neste momento a fazer uma viagem de Intercidades e agora, para além da companhia do revisor (que me lixa sempre, porque demora a vir e eu quero é dormir), também temos os senhores do peditório a viajar connosco. Dão a fotografia do Mateus, que já é a mesma há anos (provavelmente o miúdo até já está na meia idade), para lermos e reflectirmos sobre o flagelo que é a leucemia em idades tão tenras e depois recolhem as moedinhas.

43 comentários:

Anónimo disse...

É incrível como há pessoas (?) capazes de usar uma doença tão desgraçada para burlar indecentemente. É de perder por completo a fé na humanidade. :(

Panda disse...

Enfim!

Tim disse...

E depois ainda nos chamam nomes por não darmos nada -- PACIÊNCIA!

Panda disse...

É verdade. Este não me chamou nada, mas olhou-me de uma forma que eu acho que o homem desejou que eu morresse ali x)

Dora disse...

Ahahahah, muito bom! Mas acredita que eu manda-lhes a boca!

Panda disse...

Eu gostava de mandar o meu bitaite, mas fico sempre um bocado incrédula nestas situações.

*Nightwish* disse...

Claro que, com situações destas, depois as pessoas não dão a quem realmente precisa. Se calhar, o Mateus teve leucemia e nunca soube... ***

Panda disse...

Eu costumo dar em muitos sítios. Às vezes até acho que dou onde não devia. Mas estes fazem-me espécie, sinceramente, porque nota-se a léguas.

luis disse...

E a máfia da Romenia ao ataque. Funciona lindamente nos países católicos. Já os vi em Itália.

Panda disse...

Eu fico realmente chateada com este tipo de situações, porque sei que não precisam realmente de ajuda.

Anónimo disse...

Estou neste momento no intercidades de Lisboa para Guarda e apareceu -me aqui um tipo de aspecto romeno a pedir dinheiro para o Mateus que tem leucemia! O puto resiste!

Pedro M. Pinto disse...

O gajo está neste momento no IC que vai para o Porto (Campanhã). Anda a distribuir os ditos cartões com a alegada foto do Mateus. Devolvi-o rasgado ao meio e disse-lhe: «Isto é falso.» O fulano ficou a olhar para mim uns instantes com ar de "fui descoberto". Pegou nos dois pedaços do cartão e seguiu.

Panda disse...

Pedro, tenho para mim que eles não estão habituados a ter pessoas a fazer isso. Mas foi bem!

Anónimo disse...

Cá está o Mateus no IC Porto Lisboa

Panda disse...

Não falha!

Anónimo disse...

Estava agora no IC e, como viajo todas as semanas, achei estranho na semana passada o Mateus ter 2 anos e está semana 7 anos! Ainda bem que encontrei este artigo...enfim para estes burlões.

Panda disse...

Anónimo, infelizmente, já me deixei enganar, porque o coração fala mais alto. Mas aprendi.

Unknown disse...

E parece que isso ainda não acabou, estou eu aqui hoje a viajar no IC, e aparece alguém com a mesma história, entrega uns papeis de um rapaz chamado Mateus, em que sobre de leucemia. Logo de seguida passa a recolher os papeis e nomeadamente alguns trocos...

Panda disse...

Unknown, a última vez que me pediram dinheiro nessa circunstância, chegaram ao cúmulo de dizer que a CP ajudava. Impressionante.

Anónimo disse...

Eu e outras pessoas que frequentam a Padaria Portuguesa fomos hoje abordados por uma jovem a pedir dinheiro para ajudar o Mateus a tratar-se. Para o efeito colocou em cima de cada mesa um cartão com a foto do Mateus (???).
Trata-se de uma burla que circula no país (e não só) há mais de 10 anos. O que parece incrível (mas não é) é como as pessoas, apesar dos imensos avisos das autoridades embarcam sempre nisto. Julgo que têm a consciência pesada e que isso os alivia dos seus pecados. É uma forma de descarregar a consciência da falta de solidariedade nas alturas apropriadas. Pensam assim que lavam e desinfetam as consciências sujas.
Perguntei à jovem onde estava o Mateus. Respondeu-me que estava na Ucrânia e desapareceu de seguida. Mesmo assim ainda recolheu muitas moedas de várias mesas.
Também é incrível como as autoridades nada fazem para acabar com estas vigarices. Isto é gente que de dia faz estes peditórios para se financiar para efectuar trabalhos "extra" à noite.

Panda disse...

Absolutamente TODA a razão, Anónimo! Obrigada pelo comentário :)

Eduardo Arez disse...

Cp Lisboa/sintra,11h30
Papel amarelo,Mateus já tem 7 anos
Jovem mulher fez.mau olhar qd só entreguei o papel
Obrigado pelos vossos comentários..

Anónimo disse...

Burla Mateus faz o primeiro ataque do ano. Comboio de Sintra para Gare do Oriente e uma mulher com aspeto de ser romena distribuiu os papéis pela carruagem inteira.

Panda disse...

Eduardo e Anónimo, a quantidade de pessoas que vêm aqui "dar o testemunho" deixa-me contente. Pelo menos, há quem pesquise, tente informar-se. Só quando nos informamos é que a situação pode ser contornada. Obrigada :)

Anónimo disse...

Recebi hoje o mesmo no comboio Sintra-oriente. Temos de enviar isto para os jornais para fazerem uma reportagem tipo raríssimas

Panda disse...

Anónimo, deviam mesmo falar sobre isto na comunicação social.

Anónimo disse...

Deparei-me hoje com esta mesma situação! No comboio Sintra-Oriente uma mulher a distribuir cartões amarelos com uma foto genérica de uma criança com leucemia e um texto a explicar que era para uma operação muito cara. O que me chamou à atenção foi o "por favor devolver o papel". Concordo que era bom chamar à atenção da comunicação social.

Panda disse...

Anónimo, quer-me parecer que nesse comboio aparecem mesmo muitas vezes!

Semolina disse...

Acabei de receber e devolver o dito papelinho com a foto do "Mateus"

Semolina disse...

Ah, e nesta viagem o "Mateus" tem 10 anos!

Manuel Pinto disse...

Em coimbra o gangue do mateus voltou a atacar. Para quem nao sabe, entregam um papel amarelo. P.f. nao deem nada. E uma burla

Panda disse...

Semolina e Manuel Pinto, eu já avisei várias vezes na CP e eles dizem que não podem fazer nada. Nem pôr um papel nas bilheteiras a avisar. Enfim. Obrigada pelas vossas partilhas! :)

LV disse...

Tenho feito Porto - Lisboa - Porto várias vezes nos últimos meses e tenho visto o famigerado papel com a foto do Mateus, creio que com 7 anos. Hoje como estou a voltar mais cedo apanhei uma história sobre HIV.

Panda disse...

LV, têm que ir inovando, não pode ser sempre a leucemia!

LV disse...

Um simples update ao modus operandi. Ehehhe

Panda disse...

Isso mesmo :)

Anónimo disse...

Passou mesmo agora aqui no Salgado em Tomar um tipo com esses tais cartoes do Mateus

Unknown disse...

"Peditório para o Mateus". Homem moreno, calções bei1m65cm, entre 35 e 40 anos, entrou em Coimbra B às 11h57 e saiu em Alfarelos às 12h10. Distribuiu os flyers amarelos. Achei estranho não ter nenhum contacto (telemóvel, email, website, blog) para se acompanhar a situação. Pedi-lhe um contacto e deu-me um número que muito provavelmente é falso (920332045) , pois disse-me que só pode atender na segunda feira (hoje sabado). Levou bastantes moedas. Estimo entre 10 a 20 euros. Tirei uma foto ao flyer mas infelizmente só me apercebi que isto é um esquema quando visitei este blogue. Se eu soubesse, tinha o fotografado discretamente. Se alguém conseguir, que o faça e reporte à polícia. Fui logo à procura do revisor para reportar a situação e chamar a polícia. Infelizmente, penso que ele não o fez porque tinha ainda várias carruagens cheias de passageiros para rever. Este disse que nunca tinha visto ou ouvido sobre esta situação. Também não chamei a polícia porque não tinha nenhum saldo no telemóvel. Fiquei completamente perplexo, ao ler neste blogue, que este esquema tem já 10 anos. Como é que é possível que esta malta continue com o mesmo esquema mal montado há 10 ANOS!!! Se continuarmos a presenciar isto e sem qualquer acção, então teremos mais 10 anos do mesmo. Tentarei fazer upload da foto que tirei.

Panda disse...

Anónimo e Unknown, eles estão por todo o lado. Mas penso que os comboios são o local que mais escolhem para enganar as pessoas. Já andei de comboio mais vezes e ainda não vi mais nenhum desde então. De facto, se alguém conseguisse fotografar estas fraudes, penso que podia ser proveitoso. Já dei com homens e com mulheres e, normalmente, as mulheres vestem-se de uma forma diferente.

Unknown disse...

No barco para o Barreiro. Jovem senhorita passa o papelinho amarelo com a foto do Mateus... pelo menos disse Boa tarde e Obrigada.

Panda disse...

Unknown, obrigada pelo contributo! :)

Unknown disse...

Acabei de ser enganado.. a un senhor com um papel amarelo com uma fotografia de um menino chamado matheus, anda a circular em chaves norte de portugal.. achei estranho ele nao contar historia da situacao, apenas colocou o papel em cima da mesa e pediu para le devolver o papel.. eu achei estranho no inicio mas nunca se sabe, entao damos qualquer coisa coisa como 30 euros.. como eu fiquei com aquela coisa na barriga e comecei a pesquisar, e la que encontro este post e de facto vejo que tinha razao.. ainda comecei a correr para ver se apanhava o gaijo mas nem pinta dele.. fassam atencao

Panda disse...

Unknown, lamento que não tenha vindo a tempo, de facto foi, ainda por cima, muito dinheiro...